quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Festa especial

Bom dia,

Primeiramente quero pedir desculpas pelo tempo que fiquei sem postar, pois nesse meio tempo resolvi realizar minha festa de casamento. Foi uma correria! E é claro que uma festa dessas eu não iria fugir de todos os ensinamentos que passei aqui para vocês.

Então compartilho aqui as idéias que usei na minha festa de casamento, mas que podem ser usadas em qualquer outro tipo de festa.


Quisemos fazer a festa ao ar livre em uma fazenda criando um ambiente agradável, para assim não precisarmos criar um ambiente natural dentro de um espaço fechado, e assim poder utilizar ao mesmo tempo, tudo o que a natureza nos disponibiliza.

Confeccionamos uma placa de sinalização para os convidados.

A entrada do salão estava simples, com vasos de margaridas, uma bicicleta antiga (que conseguimos emprestada de um amigo) e lousinhas com frases.


O altar fizemos no gramado, utilizando apenas bancos e uma mesa de apoio. O tapete foi composto de pétalas de rosas.




Como no gramado ao fundo havia uma linda e enorme árvore, a utilizamos como suporte para pendurar gaiolinhas e garrafinhas com flores, que deram um toque de charme na decoração.

As garrafinhas penduradas são as de leite de coco, que podem ser coloridas com verniz vitral, o que é muito simples de fazer.

Novamente garrafas de todos os tipos na decoração. Para dar um toque especial, amarramos e fizemos lacinhos de sisal em algumas garrafas. Nesta foto garrafas de suco de uva, azeite e whisky.
 A mesa do bolo. Escolhi um bolo que na verdade é feito de cestas de palha, fugindo do tradicional para que depois estes cestos possam ser utilizados em casa. Os noivinhos são passarinhos de crochê.


Um toque de fazenda, temos um amigo que possui um alambique e fabrica artesanalmente cachaças aqui mesmo na cidade. Os convidados se deliciaram! Os copinhos estão personalizados com os passarinhos tema da festa.

A árvore  de digitais: esta idéia eu achei especialmente linda! Escolhi um modelo de árvore quase sem folhas, onde os convidados molham os dedos no carimbo deixam sua digital e assinam seus nomes. Utilizei a moldura de um quadro antigo que eu tinha em casa.  

Fotos: espalhe pela festa fotos de seus familiares e amigos para mostrar a eles quão importante eles são na vida dos noivos. Utilizei um varal de sisal e encontrei prendedores de roupa com florzinhas de crochê, muito lindos. O armário com fotos também foi utilizado como decoração. 

E finalmente mesa dos convidados: o arranjo do centro era composto por 4 tamanhos diferentes de garras de vidro, apoiadas em um espelho. O porta guardanapos fizemos um passarinho de patchwork que serviu como lembrancinha para os convidados.

Ao fundo aparece a mesa dos noivos, onde dei um toque mais pessoal com cadeiras de medalhão e tolaha de renda (que são da minha mãe).


Todos os enfeites de decoração da festa consegui com a família, foi um super garimpo pegar porta-retratos, gaiolas, castiçais, e etc. Desta forma além de economizar você cria um ambiente literalmente familiar.

Espero que tenham gostado das dicas, que curtam e se inspirem.

Um abraço,
Carol

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mosaico com plástico

Utilizamos embalagens plásticas das mais variadas formas, cores e funções no nosso dia-a-dia. Podemos nos aproveitar deste material tão resistente e bonito de uma forma criativa e ainda embelezar nossa casa com a montagem de mosaicos plásticos.

1.) Começamos por separar algumas embalagens plásticas planas e coloridas como: potes de sorvete, embalagens de xampu, produtos de limpeza e até cartões de crédito. E cortamos estes plásticos em quadradinhos como pastilhas.



2.) Escolhemos uma superfície plana e de madeira para montar e aplicar o mosaico como: bandejas, porta retratos, tampos de mesa, etc.



3.) Colamos as pastilhas plásticas na madeira com cola branca e aplicamos rejunte branco por cima com uma espátula e limpamos o excesso com um pano úmido.




O resultado é lindo e muito semelhante ao mosaico convencional.  

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tampinhas de garrafa

Garrafas de vidro voltaram a ser utilizadas, tanto pelo seu baixo valor ao consumidor, como pelo apelo ecológico. Estas garrafas tem retorno garantido ao fabricante, mas as tampinhas de metal, acabam  facilmente virando lixo.

Pensando em uma maneira de se reaproveitar as tampinhas, achei uma ideia muito simples e muito útil. Com pequenos retalhos de tecido podemos fazer descanso de copos, jogos americanos ou descanso de panelas, tudo dependendo da sua necessidade.

Se você recebe muitos amigos em casa, faça um jogo de descanso de copos, assim seus amigos verão as tampinhas que foram utilizadas por eles na mesa novamente de uma maneira criativa.

Então é bem simples, você irá precisar de:

- Tampinhas de metal de garrafas de vidro

- Retalhos de tecido
- Agulha, linha e tesoura. 

Use um copo como base para o molde, contorne a boca, assim você terá um circulo para o molde. Recorte tecidos coloridos ou como preferir para encapar as tampinhas.

Para encapar apenas faça fuxicos, coloque a tampinha dentro e feche. Para quem nunca fez fuxico, apenas alinhave em todo contorno do tecido e puxe a linha até franzir, formado as rodinhas e coloque a tampinhas antes de fechar.


Una um ao outro, do tamanho que achar necessário. Para um porta copo 3x3 é suficiente.



Esta é uma sugestão para uso, mas caso você tenha muitas tampinhas, solte a imaginação e utilize em toda casa.

Caso você queira fazer para uso masculino utilize cores escuras, ou apenas uma cor.

Dica: Se você for utilizar para copos de base pequena, recomendo a tampinha ao contrário, ou seja, com a costura virada para baixo, se não o copo pode ficar sem apoio suficiente e acabar tombando.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reciclando óleo usado de cozinha = Sabão

Muitas pessoas não sabem como descartar o óleo usado para cozinhar frituras entre outros pratos.
O óleo tem alto poder de contaminação da água, por isso peço que NUNCA descartem o óleo no ralo da pia da cozinha, pois apenas 1 gota de óleo pode contaminar até 100 litros de água.

A maior parte das pessoas utiliza água quente para limpar panelas e objetos sujos de óleo ou gorduras, mas desta forma está apenas dissolvendo a gordura naquele momento e a transferindo para outros local, como ralos e a tubulação de água, uma dica : para limpar essas superfícies com pouco óleo use papel absorvente (papel toalha) ou papel de pão e jogue sempre no lixo.

O óleo utilizado pode ser armazenado em garrafas plásticas ou potes de vidro e depois ser transformado em um ótimo sabão biodegradável para lavagem da louça e roupas.

Fiz uma mistura de várias receitas da internet e meu sabão secou muito rápido e ficou ótimo:

RECEITA SABÃO COM ÓLEO REUTILIZADO

4 litros de óleo de cozinha já usado
3 litros de água
1 kg de soda cáustica
1 kg de fubá
1 copo de sabão líquido para roupas ou detergente


Dissolva a Soda Cáustica em 1,5 litros de água quente em um balde alto, CUIDADO!               Utilize equipamento de proteção individual (EPI):                 - máscara ou lenço no rosto para proteger as vias respiratórias pois a soda libera uma fumaça tóxica;  - óculos para proteção de respingos nos olhos;                        - luvas de borracha.




 Dissolva o Fubá em 1,5 litros de água e junte a Soda dissolvida. Adicione na mistura os 4 litros de óleo e o sabão líquido ou detergente. Misture bem e mexa por 40 minutos sem parar.


     Após mexer disponha o sabão em uma caixa forrada com jornal e plástico para que o sabão seque bem e o óleo não escorra.

     Deixe descansar e no dia seguinte ele estará seco e pronto para uso.

     Você pode usar essências ou ervas para deixar o sabão com um aroma mais agradável.

                     
Dica : Rale o sabão e use para lavar panos e guardanapos na máquina de lavar roupa. Só não exagere na quantidade pois ele produz muita espuma e pode dificultar o enxague na máquina.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Rolinhos de papel higiênico

Sabe aquele rolinho de papel higiênico que vc sempre joga no lixinho do banheiro? Você já pensou em utilizá-lo como peça de decoração?


Corte os rolinhos em anéis de aproximadamente 2 cm e vá juntando-os no formato do desenho que lhe vier na cabeça. Não existe um modelo certo ou pronto, você vai encaixando os anéis do rolinho de acordo com as idéias que tiver e assim sairão móbiles lindos.


A colagem das peças pode ser feita com cola quente (secagem rápida) ou com cola branca (utilizar prendedores como na foto). O acabamento pode ser feito em tinta guache ou se desejar um efeio metálico, pinte com tinta spray metálica. Fica lindo e parece que o enfeite é de ferro!




De uma forma muito simples, este rolinho pode virar uma peça simples e única dentro da sua casa. Pode ser como um painel, móbiles ou como sua imaginação mandar!


Lembre-se o rolinho não deve ser descartado no lixo do banheiro, ele pode também ser encaminhado para reciclagem.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Simplificando

Ontem encontrei uma reportagem muito parecida com a proposta deste blog, e o título da matéria é "Conheça homens e mulheres que optaram por uma vida mais simples" em http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/04/homens-e-mulheres-que-optaram-por-uma-vida-simples.html.

A matéria é ótima e cita casos de pessoas que estão abdicando de comprar bens materiais, do conforto e da moda para ter mais qualidade de vida e poder investir seu dinheiro e tempo em lazer real. Com isso descobrem que para ter as melhores coisas você não precisa sair de casa, pode fazer com as tudo venha para sua vida sem ser comprado.

Atualmente pensamos que o melhor lugar para encontrar os amigos é no barzinho novo, a melhor comida está no restaurante chique, as melhores roupas são as de marca, mas esquecemos que o melhor mesmo é quem está por trás de tudo isso, ou seja, nós mesmos. Então precisamos trazer tudo e todos que queremos para mais perto de nós, nossos amigos, famílias e aquilo que nos faz feliz, seja cozinhar, costurar, receber pessoas em casa, assim simplificamos a nossos problemas e melhoramos nossa qualidade de vida.

Na reportagem o depoimento de Madalena é muito inspirador: "Apaixonada pelas poesias que cria, ela conta que prefere andar de ônibus ou a pé a ir de carro. “Temos pernas é para andar.” Compras com ela, só o essencial. O seu lazer é mexer na terra, com as plantas e aprender com elas. “A vida simples é uma sabedoria”, avisa. Para ela, ajudar o outro a ter um coração bom são as grandes riquezas do ser humano."

Acredito que este seja o verdadeiro desenvolvimento da humanidade, mensurado em boas ações e não em dados econômicos.



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Surpresa simples para as mães


Domingo será o dia das mães e às vezes uma boa mesa do café-da-manhã ou um gostoso almoço com a família reunida é um presente e tanto para as mães.

E para deixarmos este momento ainda mais agradável nada melhor do que uma boa decoração com flores. A maioria das pessoas pensa em comprar um vaso de flor, mas que tal inovar e fazer uma decoração simples e criativa com as flores que você encontrar pelo caminho? Busque por flroes diferentes, até alguns matos de calçadas dão arranjos lindos.

E onde colocar essas flores?
Todo mundo tem uma garrafa de vidro ou potes de vidro vazios pela casa, que com um toque espcial viram lindos vazos e podem transformar uma mesa para uma refeição em família num local muito mais agradável.

Sugestões de fotos de vasinhos de flores com garrafas:




Lembre-se: O Dia das mães é apenas uma data comercial. Presentear sua mãe com ações, não apenas com presentes materiais. Um gesto de carinho pode contar muito mais como um presente.

Feliz dia das mães para todas as mães e futuras mamães!! Em especial para Natasha Furlan Felizi e Anelise de Carli, futuras mamães.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Compostar outra forma de reciclar






A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por ação de microrganismos que na presença deoxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo nos
jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras.

Como fazer?

Atualmente espaço é um algo muito reduzido na maioria das residências e não pode ser usado como desculpa para não se ter uma composteira em casa.

Existem várias maneiras de se fazer a compostagem em casa, mas para a maioria dos locais indico fazer em tambores de lixo, que são de fácil aquisição, manutenção e adaptação.

Indico usar 3 tambores, 1 grande (50L) e dois pequenos (30L), se o seu espaço for reduzido pode ser um grande e um pequeno. Nestes tambores fazer furos no fundo e nas laterais para que exista aeração no sistema. Os furos podem ser feitos com pregos ou furadeiras.
Os tambores podem ser colocados diretamente no chão, mas haverá percolação do xorume, então é aconselhável que estes fiquem sobre a terra, este líquido é fertilizante, não tem cheiro e não atrai animais ou insetos indesejáveis.


Tambores com furos - não é necessário tantos furos, apenas o sufciciente para haver trocas de ar.
Depois dos tambores prontos inicia-se a compostagem do dia-a-dia.

No primeiro tambor pequeno coloca-se toda materia orgânica acumulada no dia, e mistura-se a mesma quantidade de um material seco como serragem, grama ou folhas secas para criar o composto e remexa dentro do tambor.

Após o primeiro mês incluindo materiais na composteira, deve-se parar e começar um novo tambor. Este tambor irá para a segunda fase, onde deverá ser remexido uma vez por semana. Após um mês neste tambor o composto, deverá ser passado para o tambor maior onde deverá ficar mais um mês em repouso, sendo revolvido a cada 15 dias. No final do terceiro mês o composto deverá estar pronto para uso, ou deve-se deixar mais tempo em repouso. Estará pronto quando estiver com aspecto de terra vegetal (preta).

Dicas: O material orgânico adicionado deve estar sempre picado em pedaços pequenos para facilitar a sua decomposição. Os tambores devem sempre estar tampados e em ambiente de pouco sol direto para manter a temperatura dentro do sistema. Sempre verifique o aspecto do composto, se estiver muito seco e quente, deve-se adicionar um pouco de água sem encharcar, e se estiver encharcado adicionar mais serragem ou matéria seca. Assim os organismos responsáveis pela decomposição do material estarão em um ambiente perfeito.

Lembre-se:o composto aumenta capacidade de retenção dos nutrientes e da água, favorece o arejamento do solo e melhora consequentemente a produção de culturas,para além do fato da compostagem contribuir para diminuir os resíduos enviados para aterro, assim como a necessidade ao uso de fertilizantes químicos


O que pode ir para a compostagem.





 Tentei resumir o processo de forma simples e prática, mas caso tenha gerado alguma dúvida, envie seu comentário ou sugestão.

domingo, 5 de maio de 2013

Limão


    
O limão sempre muito utilzado na culinária do nosso dia-a-dia, pode ser útil também na limpeza da casa. De forma prática e simples, ele pode substituir o uso execessivo de produtos de limpeza por uma forma ecológica de mantermos nossa casa limpa e com o agradável aroma do limão.

Graças à sua acidez, o limão possui um poder de limpeza eficaz e duradouro, o que faz deste fruto um excelente produto de limpeza ecológico que pode ser utilizado nas mais variadas situações do quotidiano.
  1. Mãos cheirosas: depois de mexer em peixe cru, alho ou outros alimentos que deixam um forte odor nas mãos, esfregue-as com um pouco de sumo de limão para neutralizar o cheiro. 
  2. Lavar louça: para intensificar o poder desengordurante de um típico sabão de lavar louça, acrescente-lhe 1 colher de chã de sumo de limão.
  3. Recipientes de plástico: para limpar a fundo e retirar toda a gordura que por vezes fica acumulada em tupperwares ou outros recipientes de plástico, esfregue sumo de limão sobre a sujeira, deixe secar ao sol e depois lave como habitualmente.
  4. Tábuas de cortar: as tábuas de cortar – em plástico ou madeira – que utilizamos na cozinha para preparar alimentos têm de estar sempre impecavelmente limpas. Para assegurar uma limpeza ecológica das mesmas, corte um limão a meio e esfregue uma dessas metades em toda a extensão da tábua, deixe repousar durante 20 minutos e depois passe por água.
  5. Bancadas: para uma limpeza profunda das bancadas da cozinha e da casa de banho/banheiro, mergulhe metade de um limão em bicarbonato de sódio e esfregue as mesmas; limpe com um pano húmido e seque bem. Este preparado não deve ser utilizado em superfícies delicadas, caso do mármore, alguns tipos de pedra e aço inoxidável.
  6. Torneiras: para devolver às torneiras da cozinha e casas de banho/banheiros o seu brilho natural, esfregue um pouco de sumo de limão sobre as mesmas e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com um pano húmido e seque.
  7. Na lavandaria: para tornar a sua roupa branca ainda mais luminosa, adicione ½ copo de sumo de limão à máquina de lavar roupa, no ciclo de enxaguamento.
  8. Juntas de azulejos: uma das zonas da casa mais difíceis de manter limpas, recorra a uma pasta composta por sumo de limão e 2 colheres de chá de creme de tártaro para limpar, sem esforço, todas as juntas de azulejos. Basta aplicar e esfregar com recurso a uma escova de dentes velha e depois passar por água.
  9. Cesto de lixo: espremer algumas gotas de limão dentro do caixote do lixo é o suficiente para refrescá-lo e deixá-lo a cheirar bem entre lavagens.
  10. Vidros: uma das formas mais verdes de limpar vidros é misturar 1,5 litros de água com 2 colheres de sopa de sumo de limão, pulverizar e limpar as janelas com recurso a jornais velhos.
Lembrete: Produtos de limpeza podem ser tóxicos, causar alergias e ainda contribuir para a poluição das nossas águas, além da quantidade excessiva de embalagens geradas no meio ambiente.

Este post teve auxílio do site: http://umavidaverde.com

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Saquinho para o lixo de jornal

Atendendo a pedido dos leitores da reportagem, estou enviando um passo-a-passo de como fazer a sacolinha de lixo feita de dobradura de jornal.
O problema atual: Embalando o lixo!

Nunca paramos para pensar no destino final do nosso lixo. Queremos apenas que ele esteja bonitinho e embalado, longe de cheiro e da nossa casa. O maior problema mesmo está nos aterros sanitários, e  de como enviamos nosso lixo para lá. Atualmente temos embalado-o tanto, que na hora de ir para decomposição, ele está envolvido por tanto plástico, que um simples papel higiênico pode demorar muito tempo para se decompor.

Esta sacolinha é mto simples de ser feita, evita a "plastificação" do lixo e recomendo fazer várias de uma vez, pois a dobradura serve como terapia e depois você pode mostrar para seus amigos.

Lembrete: Esta é uma opção ao argumento das pessoas do porque pegar sacolinhas de supermercado.


 Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.
 Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
 Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
 Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
 Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
 Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura
 Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


 Auxílio deste post: http://www.sitiohiromi.com.br/dicas/saquinho-jornal-para-substituir-saquinho-plastico.html