segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reciclando óleo usado de cozinha = Sabão

Muitas pessoas não sabem como descartar o óleo usado para cozinhar frituras entre outros pratos.
O óleo tem alto poder de contaminação da água, por isso peço que NUNCA descartem o óleo no ralo da pia da cozinha, pois apenas 1 gota de óleo pode contaminar até 100 litros de água.

A maior parte das pessoas utiliza água quente para limpar panelas e objetos sujos de óleo ou gorduras, mas desta forma está apenas dissolvendo a gordura naquele momento e a transferindo para outros local, como ralos e a tubulação de água, uma dica : para limpar essas superfícies com pouco óleo use papel absorvente (papel toalha) ou papel de pão e jogue sempre no lixo.

O óleo utilizado pode ser armazenado em garrafas plásticas ou potes de vidro e depois ser transformado em um ótimo sabão biodegradável para lavagem da louça e roupas.

Fiz uma mistura de várias receitas da internet e meu sabão secou muito rápido e ficou ótimo:

RECEITA SABÃO COM ÓLEO REUTILIZADO

4 litros de óleo de cozinha já usado
3 litros de água
1 kg de soda cáustica
1 kg de fubá
1 copo de sabão líquido para roupas ou detergente


Dissolva a Soda Cáustica em 1,5 litros de água quente em um balde alto, CUIDADO!               Utilize equipamento de proteção individual (EPI):                 - máscara ou lenço no rosto para proteger as vias respiratórias pois a soda libera uma fumaça tóxica;  - óculos para proteção de respingos nos olhos;                        - luvas de borracha.




 Dissolva o Fubá em 1,5 litros de água e junte a Soda dissolvida. Adicione na mistura os 4 litros de óleo e o sabão líquido ou detergente. Misture bem e mexa por 40 minutos sem parar.


     Após mexer disponha o sabão em uma caixa forrada com jornal e plástico para que o sabão seque bem e o óleo não escorra.

     Deixe descansar e no dia seguinte ele estará seco e pronto para uso.

     Você pode usar essências ou ervas para deixar o sabão com um aroma mais agradável.

                     
Dica : Rale o sabão e use para lavar panos e guardanapos na máquina de lavar roupa. Só não exagere na quantidade pois ele produz muita espuma e pode dificultar o enxague na máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário