quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tampinhas de garrafa

Garrafas de vidro voltaram a ser utilizadas, tanto pelo seu baixo valor ao consumidor, como pelo apelo ecológico. Estas garrafas tem retorno garantido ao fabricante, mas as tampinhas de metal, acabam  facilmente virando lixo.

Pensando em uma maneira de se reaproveitar as tampinhas, achei uma ideia muito simples e muito útil. Com pequenos retalhos de tecido podemos fazer descanso de copos, jogos americanos ou descanso de panelas, tudo dependendo da sua necessidade.

Se você recebe muitos amigos em casa, faça um jogo de descanso de copos, assim seus amigos verão as tampinhas que foram utilizadas por eles na mesa novamente de uma maneira criativa.

Então é bem simples, você irá precisar de:

- Tampinhas de metal de garrafas de vidro

- Retalhos de tecido
- Agulha, linha e tesoura. 

Use um copo como base para o molde, contorne a boca, assim você terá um circulo para o molde. Recorte tecidos coloridos ou como preferir para encapar as tampinhas.

Para encapar apenas faça fuxicos, coloque a tampinha dentro e feche. Para quem nunca fez fuxico, apenas alinhave em todo contorno do tecido e puxe a linha até franzir, formado as rodinhas e coloque a tampinhas antes de fechar.


Una um ao outro, do tamanho que achar necessário. Para um porta copo 3x3 é suficiente.



Esta é uma sugestão para uso, mas caso você tenha muitas tampinhas, solte a imaginação e utilize em toda casa.

Caso você queira fazer para uso masculino utilize cores escuras, ou apenas uma cor.

Dica: Se você for utilizar para copos de base pequena, recomendo a tampinha ao contrário, ou seja, com a costura virada para baixo, se não o copo pode ficar sem apoio suficiente e acabar tombando.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reciclando óleo usado de cozinha = Sabão

Muitas pessoas não sabem como descartar o óleo usado para cozinhar frituras entre outros pratos.
O óleo tem alto poder de contaminação da água, por isso peço que NUNCA descartem o óleo no ralo da pia da cozinha, pois apenas 1 gota de óleo pode contaminar até 100 litros de água.

A maior parte das pessoas utiliza água quente para limpar panelas e objetos sujos de óleo ou gorduras, mas desta forma está apenas dissolvendo a gordura naquele momento e a transferindo para outros local, como ralos e a tubulação de água, uma dica : para limpar essas superfícies com pouco óleo use papel absorvente (papel toalha) ou papel de pão e jogue sempre no lixo.

O óleo utilizado pode ser armazenado em garrafas plásticas ou potes de vidro e depois ser transformado em um ótimo sabão biodegradável para lavagem da louça e roupas.

Fiz uma mistura de várias receitas da internet e meu sabão secou muito rápido e ficou ótimo:

RECEITA SABÃO COM ÓLEO REUTILIZADO

4 litros de óleo de cozinha já usado
3 litros de água
1 kg de soda cáustica
1 kg de fubá
1 copo de sabão líquido para roupas ou detergente


Dissolva a Soda Cáustica em 1,5 litros de água quente em um balde alto, CUIDADO!               Utilize equipamento de proteção individual (EPI):                 - máscara ou lenço no rosto para proteger as vias respiratórias pois a soda libera uma fumaça tóxica;  - óculos para proteção de respingos nos olhos;                        - luvas de borracha.




 Dissolva o Fubá em 1,5 litros de água e junte a Soda dissolvida. Adicione na mistura os 4 litros de óleo e o sabão líquido ou detergente. Misture bem e mexa por 40 minutos sem parar.


     Após mexer disponha o sabão em uma caixa forrada com jornal e plástico para que o sabão seque bem e o óleo não escorra.

     Deixe descansar e no dia seguinte ele estará seco e pronto para uso.

     Você pode usar essências ou ervas para deixar o sabão com um aroma mais agradável.

                     
Dica : Rale o sabão e use para lavar panos e guardanapos na máquina de lavar roupa. Só não exagere na quantidade pois ele produz muita espuma e pode dificultar o enxague na máquina.